19 de abril de 2011

Couve-flor gratinada com alheira

Esta é umas das receitas que já fiz algumas vezes mas estava esquecida no baú, é das muitas que tirei da tele-culinária e que estavam guardadas. A preguiça tem falado mais alto nestes últimos tempos, e há pratos que nunca mais tinha feito por darem algum trabalho e eu não me sentir na disposição de os fazer.
Uma das coisas boas que este blog me trouxe, foi o incentivar- me a ir para a cozinha outra vez, mesmo estando sempre muito cansada.
O tempo está mais fresquinho,e já me apetece ir outra vez para o forno, assim o fiz.


Ingredientes:

1 couve flor aprox. 1 kg
1/2 limão
2 alheiras vegetarianas
4 dentes de alho
500 ml de béchamel (usei de compra)
Queijo ralado mozarrella
Azeite q.b.

As alheiras usei destas,pois são mais saudáveis e igualmente saborosas.



Lavei a couve-flor e cozi em água com sal, juntei 1/2 limão, deixei por 15 minutos, reservei.
Tirei a pele as alheiras, e numa frigideira pus um pouco de azeite e 2 dentes de alho cortados, saltei as alheiras fazendo o mesmo com a couve- flor até esta ficar douradinha.


Num tabuleiro de ir ao forno coloquei os bocados da couve-flor.


Espalhei o recheio da alheira por cima da couve- flor.


Deitei o molho béchamel por cima da couve -flor e da alheiras.


Polvilhei com bastante queijo.


Foi ao forno pré aquecido a 180º C , a gratinar por cerca de 15 minutos.
Ficou uma delícia, e com alheiras vegetarianas ainda melhor, sirvam com um arroz branco.
Experimentem, ficou delicioso!!!
BOM PROVEITO!!


Nota: Podem fazer com qualquer tipo de alheiras, eu prefiro estas por serem mais saudáveis, a receita que eu tenho é só com 1 alheira, mas eu acho que é pouco e faço sempre com 2, para a próxima substituo o queijo por broa.

21 comentários:

  1. Patrícia, esta receita deixou-me com água na boca!
    Eu gosto muito de couve-flor alheira provei uma vez e não gostei, mas talvez esta que usaste eu goste, vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Patricia eu não aprecio muito couve flor mas acho que vou fazer e substituir por broculos porque adorei, ficou com um aspecto divinal.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Obrigada pela visita e comentário ao meu blog :)

    Também já sou tua seguidora.....

    Já experimentei fazer couve flor gratinada, mas com camarão. Esta com alheira também deve ser muito boa.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. Que receita mais deliciosa Paty, adoro esses ingredientes por isso só pode ser uma delicia amiga, vou já anotar para fazer um dia destes.
    Fiquei também contente que este blog te inspire e te leve a partilhar estas delicias connosco , que bom e que assim continues,

    beijinhos e obrigado pela receita!!

    ResponderEliminar
  5. Amiga, ficou exlente a tua receita!
    Um beijo:))

    ResponderEliminar
  6. Olha que bela ideia para os amigos vegetarianos! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Paty,
    Adorei o prato!
    Ficou com um aspecto maravilhoso.
    E também, posso afirmar que a minha vinda para a blogosfera me fez entrar na cozinha com o coração.
    Antes, entrava por obrigação...kkkkkk
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Fantástico, e assim até provo alheira vegetariana que nunca provei.

    Beijos
    Maria José

    ResponderEliminar
  9. Paty,
    eu gosto muito de couve flor, ainda não fiz gratinada você me deu uma ótima ideia, ficou maravilhosa sua receita!!
    bjs,
    Andréa...

    ResponderEliminar
  10. Bem este gratinado deve ficar mesmo muito bom! Adoro couve flor...

    Beijinhos
    Obrigado pela visita. Volta sempre

    ResponderEliminar
  11. Paty deve ser uma delícia.:)

    Gosto muito de alheira (tradicional) mas vegetariana nunca comi, mas certamente quando experimentar vou adorar porque gosto muito de vegetais.

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  12. dois ingredientes que gosto bastante! optima receita, bjks

    ResponderEliminar
  13. GOSTEI DESTA SUGESTÃO, OS INGREDIENTES SÃO DO MEU AGRADO, O ASPECTO FINAL E DELICIOSO.
    BJS

    ResponderEliminar
  14. Paty, adorei!Aliás adoro couve-flor...E desse jeito que você fez fica muito bom mesmo!beijkas

    ResponderEliminar
  15. Patty, que prato maravilhoso! E lindo. Fiquei com vontade. hummmmmmmmm!
    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Que excelente receita, tenho que experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Coisa mais boa Paty adorei amiga,bjokinhass

    ResponderEliminar
  18. Fiquei a conhecer o teu blog através da Paula Mariana e gostei imenso do que por aqui vi!
    Parabéns, tens coisas óptimas.
    Já me fiz tua seguidora, voltarei mais vezes.

    ResponderEliminar
  19. UH já tinha visto a receita na cozinha da Mariana que ela disse ter visto aqui. Adoro alheira e couve flor. Esta é com certeza uma receita que tenho de experimentar fazer cá em casa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá
    A metade do limão na couve flor é para dar gosto ou é algum truque?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário, para mim é sempre uma alegria saber a sua opinião :)) Beijinhos