Mostrar mensagens com a etiqueta Folar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Folar. Mostrar todas as mensagens

22 de abril de 2011

Folar da Páscoa

Queria fazer algo de diferente para postar no meu blog, andava para me estrear talvez num bolo pois ainda não fiz nenhum para por aqui e a verdade seja dita os bolos são o meu calcanhar de Aquiles. Depois de andar a pesquisar e a pensar realmente o que deveria fazer e porque estamos na altura da Páscoa porque não fazer um folar? Será que vai ficar bem, sendo eu uma azelha nos bolos, bem não tenho nada a perder, vamos lá ver o que vai dar..
Vi como se fazia no site da Neuza, sabor intenso , os vídeos são óptimos para aprender, e eu como sou uma leiga nesta matéria, nada melhor que poder aprender por aqui.
O folar ficou enorme, no entanto ficou muito bom, o ovo ficou quase soterrado hehehe, de qualquer maneira acho que superei a prova, fico a espera que me digam o que acharam :))
Obrigada ao M. que me ajudou, foi um querido, desculpa ás vezes o mau feitio... I love you.


Ingredientes

900gr de farinha
180 açúcar
3 ovos
125gr de manteiga
40gr de fermento de padeiro
1 sumo de 1 laranja
200ml de leite morno
1 colher de café bem cheias de canela
1 colher de café bem cheias erva- doce
3 ovos cozidos ( só pus 1 )
1 ovo batido
sal fino q.b.
geleia para pincelar q.b.
farinha para polvilhar

Comecei por amornar o leite, e deitei-o para o alguidar juntamente com o fermento mexendo bem até se desfazer.
Juntei a farinha, o açúcar, os ovos a pitada do sal, a manteiga, o sumo, a canela e a erva- doce e bati com a máquina com varinhas em espirais durante 10 minutos.
Cobri o alguidar com um pano em local quente e deixei a levedar durante 1 hora e meia.
Depois da massa bem levedada, polvilhei a bancada com farinha e a massa e amassei bem até esta despegar das mãos, se for necessário acrescenta-se mais farinha.
Formei uma bola, tirando 1/3 da massa.
Untei o tabuleiro com manteiga e farinha, coloquei a massa formando uma bola achatada, pus o ovo cozido no meio e com a restante massa fiz rolinhos finos, pondo a volta deste e pincelei com o ovo batido.
Foi ao forno pré- aquecido 180º C durante 45 minutos.
Quando estava cozido, retirei do forno e ainda quente pincelei com a geleia.

O meu folar ficou gigante, ahahahaha , para próxima com estas medidas faço 2 mas mais pequenos!!
Este ano vou celebrar a Páscoa com um folar caseiro, este foi feito por mim e pelo M.!!!!
Desejo a todas uma SANTA PÁSCOA!!
Beijinhos com amizade :))




Milhares de gifs e imagens para seus recados do orkut, hi5 ou MySpace!